POLIMERO
ORIGEM:
Origem dos Polímeros
Os polímeros provém da transformação da Nafta
(subproduto do petróleo) que, ao ser enviada para a indústria petroquímica, é convertida em substâncias químicas diferentes como, por substâncias químicas diferentes como, por exemplo, etileno e propileno .
Estes polímeros produzidos nas petroquímicas são adquiridos pelas indústrias transformadoras de plásticos que os utiliza m para a fabricação das peças que utiliza mos no nosso cotidiano.
Material orgânico ou inorgânico, natural ou sintético, de alto peso molecular, cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, chamadas meros. (Sua composição é baseada em um conjunto de cadeias poliméricas; cada cadeia polimérica é uma macromolécula constituída por união de moléculas simples ligadas por covalência.)
Devido ao seu tamanho avantajado, a molécula de um polímero é chamada macromolécula. A reação que produz o polímero é denominada reação de polimerização. A molécula inicial (monômero) vai, sucessivamente, se unindo a outras, dando o dímero, trímero, tetrâmero, . . . até chegar ao polímero.
Aparentemente, o processo poderia prosseguir, sem parar, até produzir uma molécula de tamanho "infinito"; no entanto, fatores práticos limitam a continuação da reação.
FORMULAS E EXEMPLOS DE POLIMEROS:
Os polímeros podem também ser classificados pelo tipo de reação que lhe deu origem. Vamos tratar essa classificação separadamente e com mais detalhes, por ser a mais importante delas. Polímeros de Adição: Esse tipo de polímero é formado pela adição de moléculas de um só monômero. Polímeros vinílicos - Quando o monômero inicial tem o esqueleto C=C, que lembra o radical vinila. Polietileno: É obtido a partir do etileno (eteno). Possui alta resistência à umidade e ao ataque químico, mas tem baixa resistência mecânica. O polietileno é um dos polímeros