Poligonos
3 – a icosagono tem 20 lados, então
O número de diagonais de um icoságono é igual a 170
A fórmula n indica o número de lados e n – 3 determina o número de diagonais que partem de um único vértice e a divisão por dois elimina a duplicidade de diagonais ocorridas em um polígono. b- 4- a A soma das medidas dos ângulos internos de um polígono convexo de n lados é
Si = (n - 2).180º -----------n = 15→ pentadecágono b- 5- A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão:
S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados.
Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
Exemplo 1
Qual é a soma dos ângulos internos de um heptágono regular?
O heptágono possui 7 lados.
S = (n – 2) * 180º
S = (7 – 2) * 180º
S = 5 * 180º
S = 900º
A soma dos ângulos internos de um heptágono é 900º.
6 - Pense em um polígono qualquer. Ligue TODOS os seus vértices por segmentos de reta. O conjunto destes segmentos de reta vai ser os lados mais as diagonais do polígono. Logo, o número de diagonais de um polígono qualquer é a quantidade destes segmentos de reta subtraída do número de lados. Como calcular o número destes segmentos? Por uma combinação. Temos um segmento para cada par de vértices que pode ser escolhido. Logo, o número de segmentos que ligam os vértices, dois a dois, é igual ao número de combinações dois a dois dos vértices. Como em um polígono o número de vértices é igual ao número de lados, chamando de L o número de lados do polígono em questão:
L!/[(L-2)!2!] - L = 3L
L(L-1)/2 = 4L
(L-1)/2 = 4
L = 9.
O polígono é o eneágono (qualquer eneágono, não só o regular)
Nd=n(n-3)2, onde "n" é o nº de lados do polígono.
Lhe foi dado que o nº de