Policy Diffusion: Seven Lessons for Scholars and Practitioners
The Diffusion of Policy Diffusion Research in Political Science
GRAHAM, SHIPAN and VOLDEN
O texto inicia-se expondo que no último meio século centenas de artigos foram produzidos sobre difusão de políticas. Sendo que observou-se que parte significativa desses artigos foram feitos nos últimos anos da análise, o que possibilita afirmar que o interesse e a produção sobre difusão tem aumentado ao longo dos anos. Desse modo, o artigo fichado se propõe a justamente analisar de maneira minuciosa a literatura, oferecendo aos pesquisadores da área uma visão sistêmica e integrada do que tem sido publicado.
Um dos pontos mais importantes abordados pelos autores é a necessidade da adoção de uma linguagem comum entre os que tratam de difusão de políticas. A fim de auxiliar nessa padronização da linguagem os autores tratam de apresentar uma revisão da literatura, abordando os aspectos básicos da teoria e contribuem também com possíveis abordagens futuras das investigações. Dessa maneira, para os autores pode-se definir a difusão como: a difusão acontece quando a decisão governamental de adotar ou não certa inovação em uma política pública é influenciada pela decisão de outros governos.
Com o objetivo de facilitar e sistematizar o processo de busca de artigos em revistas científicas, os autores dividiram suas pesquisas em quatro categorias: política americana, política comparada, relações internacionais e outros. Destaca-se no texto que a categoria de política comparada conta com o maior número de publicações, em seguida está o campo de relações internacionais, o de política americana e por fim os outros. O texto fichado busca expor também em que proporção esses artigos foram produzidos, sendo necessário destacar que no início (década de 1960 e 1970) a produção era reduzida, não muito importante, já na última década pesquisada (início dos anos 2000) o crescimento das produções foi muito significativo.
O texto aponta inconsistência na conexão entre os campos de