policia comunitarua
1103 palavras
5 páginas
1. APRESENTAÇÃOO Projeto de Polícia Comunitária “Comunidade em Paz” tem o escopo de revitalizar a ideia de policiamento comunitário anteriormente implementado pelo Governo do Estado nos mais diversos bairros da cidade de Mossoró e que, atualmente, encontra-se no mais absoluto descaso. Tendo em vista que o modelo de policiamento comunitário tem se mostrado o mais eficiente no combate à criminalidade, sendo uma forma de maior prevenção e menos repressão.
2. PROBLEMÁTICA
O atual cenário social mossoroense preocupa. Sem assistência por parte do Estado e pelas próprias famílias desestruturadas, jovens ingressam no mundo do crime cada vez mais cedo através do tráfico de drogas e da prática de diversos outros delitos. Assim, uma inédita onda de violência toma de conta de todas as regiões da cidade e a população não sabe como lidar com este problema. Outro fator que concorre para este contexto violento e indesejado é o fato de que o trabalho da polícia fica limitado, face à não participação da população na ajuda para a resolução deste imenso problema que, como prescreve o art. 144, caput, da CF/88, a segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade todos. Portanto, será que repensar a reimplantação do modelo de policiamento comunitário no bairro Santo Antônio seria viável e eficaz?
3. JUSTIFICATIVA
A implementação do Projeto “Comunidade em Paz” no bairro Santo Antônio é necessária face ao alto número de delitos que são praticados na localidade e da ínfima e insuficiente atuação estatal através das forças policiais. E sua importância se faz cada vez maior pelo fato de que o projeto de policiamento comunitário a ser instalado naquele bairro visa não apenas atuar de forma repressivo/ostensiva, mas, também, exercer um trabalho de prevenção para que se evitem novos delitos futuros.
4. OBJETIVOS
4.1. OBJETIVOS GERAIS
O principal objetivo deste planejamento é garantir maior segurança à população do bairro Santo Antônio, trazendo as