POLICARBONATO
Graduando da Faculdade Pitágoras.
Autora: Karen Kepler Carvalho
POLICARBONATO (PC) NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O policarbonato é um termoplástico, ou seja, um plástico que se torna maleável ao ser aquecido e que endurece quando esfria. Esta característica possibilita que se façam curvas e outros formatos sem a necessidade de fazer emendas ou outros recortes. O policarbonato começa a substituir o vidro quando for necessário um material mais resistente e que ao mesmo tempo mantenha o nível de transparência, além desta vantagem, o material traz outros benefícios como a grande resistência a impactos e choques e é cerca de 80% mais leve que o vidro.
Na construção civil, o policarbonato também é amplamente utilizado e pode ser encontrado em forma de chapas ou telhas. A indicação de uma ou de outra vai depender das necessidades do projeto, como luminosidade, o raio de curvatura desejada e o conforto térmico, além da estética e do preço. Hoje, podem ser encontradas no mercado três tipos de chapa: as compactas, as alveolares e as refletivas. Tanto as chapas como as telhas podem ser encontradas nas cores cristal, bronze e branco leitoso. E alguns tipos, verde, azul ou cinza.
Vale lembrar alguns cuidados tanto na instalação como na manutenção deste material: durante a instalação, deve-se deixar um espaço para dilatação, pois o policarbonato tem alto coeficiente de expansão térmica, além disso, a manutenção também merece uma atenção especial, o material é sensível à abrasão. Ele risca facilmente, por isso deve-se evitar o uso de produtos de limpeza abrasivos, além disso, também é indicada a colocação de uma película anti-abrasiva, sem esta película, o policarbonato pode reagir com alguns agentes ácidos ou básicos, o que pode tirar a transparência do material.
O policarbonato é indicado para coberturas e fechamentos que necessitem de uma iluminação artificial, levando em consideração que seu nível de transparência chega a 90%. Vale