Poli Metacrilato De Metila
Nomes: Igor Cassiano, Gabriel Lino, Gabriel Pinto, Luan Moreira, Maria Gabriela Almeida,
Rafael Tressoldi.
1. Introdução
Polímeros são macromoléculas constituídas pela repetição de uma unidade molecular de um composto químico, e esta que recebe o nome de monômero. A reação que origina um polímero é a polimerização, em que o monômero se agrupa sucessivamente com outras, produzindo o polímero.
Na polimerização por suspensão do metacrilato de metila, há a formação de um produto acrílico, que possui características atrativas para o mercado, como transparência e resistência. Desse modo, ele é utilizado como substituinte do vidro-inorgânico.
2. Material e método
2.1 Reagentes
Metacrilato de metila (monômero); 30,0 mL
Peróxido de benzoila (indicador); 0,3g
2.2 Materiais
Cuba de vidro com água
Erlenmeyer de 125,0 mL
Placa de agitação e aquecimento
2.3 Metodologia
Adicionou-se água na cuba de vidro e se colocou para aquecer até que se atingiu
70ºC. Em erlenmeyer de 125,0 mL totalmente limpoe seco pesou-se 0,3g de peróxido de benzoila. Levou-se o erlenmeyer para a capela e adicionou-se 30,0 mL de metacrilato de metila. Homogenizou-se a mistura até completa solubilização do indicador.
Quando a água da cuba atingiu 70 ºC, colocou-se o erlenmeyer dentro da cuba, tmondo-se cuidado para não haver muita água na cuba para não sofrer o risco do erlenmeyer virar dentro da cuba. Após alguns minutos agitou-se lentamente a mistura reacional. Repetiuse o procedimento de homogeneização de tempo em tempo, observando-se a viscosidade do líquido. Quando a viscosidade começar a mudou, homogeinizou-se o meio de forma lenta e contínua tomando-se o cuidado para para não haver formação de bolhas no meio reacional.
Quando a viscosidade se mostrou mais acentuada verteu-se o polímero em tubo de ensaio e o deixou em repouso até que atingi-se a temperatura ambiente. Colocou-se o material em estufa a 40ºC.
3. Resultados e Discussão
Os resultados obtidos em laboratório da síntese