Polegadas
Sistema de Unidades e Medidas
1.1 Histórico
A busca por um padrão universal para unidades e medidas surgiu da necessidade humana de medir, comparar grandezas de medida como o comprimento e a massa de produto para manufatura e principalmente para comercialização.Os primeiros padrões empregados foram elaborados a partir das dimensões do corpo humano, como o pé, passos, palmos, polegadas, jardas entre outras.
Metrologia
Como as medidas como corpo humano apresentam grandes variações para a medição de comprimento optou por um padrão relacionado a medida de ¼ do meridiano terrestre que dividido por 10.000 foi denominado de metro, que em grego significa “medir”.
Metrologia
O padrão foi construído em uma barra de platina, sendo que este hoje encontra-se exposto no museu da França apenas registro da história.
Hoje o metro é definido como o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante o intervalo de tempo de 1/299.792.458 segundos. Metrologia
Vale lembrar que assim como o metro, a polegada, a jarda, e outras unidades ainda existem e são empregadas em diferentes países apenas a evolução dos sistemas de medição permitiram reproduzir estas unidades com uma maior precisão.
Metrologia
Sistema Internacional de Medidas
É um sistema coerente, pois as unidades derivadas são obtidas por um processo de multiplicação e divisão das unidades de base, sem utilização de fatores numéricos, exceto o número 1.
Exemplos:
Metrologia
Unidades de Base
Atributo de um fenômeno, corpo ou substância que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado.
Exemplos: tempo, massa, temperatura, resistência elétrica, comprimento.
Metrologia
1.3 Unidade de Medida na Mecânica
Apesar da unidade de comprimento no sistema internacional ser o metro, muitas áreas de trabalho empregam múltiplos ou sub-múltiplos conforme a relação de grandeza que aplicam no dia a dia. Na
Mecânica, a unidade