polarização do tansistor
Os transistores são utilizados, principalmente, como elementos de AMPLIFICAÇÃO de corrente e tensão, ou como CONTROLE ON-OFF (liga-desliga). Tanto para estas, como para outras aplicações, o transistor deve estar polarizado. Polarizar um transistor quer dizer escolher o seu ponto de funcionamento em corrente contínua, ou seja, definir a região em que vai funcionar. A escolha do ponto quiescente (quiescent, motionless) é feita em função da aplicação que se deseja para o transistor, ou seja, ele pode estar localizado nas regiões de corte, saturação ou ativa da curva característica de saída. O método para determinação do Ponto de Operação é o mesmo do utilizado nos diodos, o da Reta de Carga.
A reta de carga é o lugar geométrico de todos os pontos quiescentes possíveis para uma determinada polarização.
1.1- CIRCUITO DE POLARIZAÇÃO EM EMISSOR COMUM (EC)
Nesta Configuração, a junção base-emissor é polarizada diretamente e a junção base-coletor reversamente. Para isso, utilizam-se duas baterias e dois resistores para limitar as correntes e fixar o ponto quiescente do circuito.
Malha de entrada : RB * IB + VBE = VBB
Portanto: RB = (VBB – VBE) / IB
Malha de saída : RC * IC + VCE = VCC
Portanto: RC = (VCC – VCE) / IC
Usa-se a reta de carga em transistores para obter a corrente IC e VCE considerando a existência de um RC. Através da análise da malha a direita do circuito obtém-se a corrente IC como mostrado abaixo:
IC = (VCC - VCE) / RC
Nesta equação existem duas incógnitas, IC e VCE.
A solução deste impasse é utilizar o gráfico IC x VCE. Com o gráfico em mãos, basta calcular os extremos da reta de carga:
VCE = 0 IC = VCC / RC ponto superior da reta
IC = 0 VCE = VCC ponto inferior da reta
A partir da reta de carga e definido uma corrente IB chega-se aos valores de IC e VCE.
Exemplo - No circuito da Figura acima suponha RB= 500 kΩ, RC = 1500 Ω e VCC = VBB = 15V.