Polar e apolar
COVALENTE- N METAL+ N METAL
METALICA- METAL+METAL
Moléculas polares são solúveis em água (que é polar) e moléculas apolares são insolúveis em água.
Molécula polar é uma molécula em que as polaridades das ligações individuais não se cancelam.
Ex: (H20)
Há nelas uma distorção eléctrica que dá origem a um dipolo, isto é, existe uma área na molécula com predominância de carga positiva e outra com carga negativa.
Moleculas Apolar, nao há diferença entre o numero de nuvens e ligantes, pois o elemento completou todas ligações possiveis.
Coloca primeiro o elemento que esta em menor quantidade, nesse caso o Oxigênio.
SOLIDO- LIQUIDO- GASOSO
Existem três tipos de interações intermoleculares. Elas servem somente para as substâncias que possuem ligações covalentes. São elas:
- Pontes de Hidrogênio ou Ligações de Hidrogênio;
- Forças dipolo-dipolo, dipolo-permanente ou dipolar;
- Forças de London, Forças de Van der Waals ou dipolo-induzido.
Pontes de Hidrogênio
Esta interação intermolecular pode ser chamada também de Ligações de Hidrogênio. É realizada sempre entre o hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio. Flúor
H + Oxigênio
Nitrogênio
É característico em moléculas polares. Podem ser encontrados no estado sólido e liquido.
É a ligação mais forte de todas, devida à alta eletropositividade do hidrogênio e à alta eletronegatividade do flúor, oxigênio e nitrogênio. De um lado, um átomo muito positivo e do outro, um átomo muito negativo. Isto faz com que a atração entre estes átomos seja muito forte. Por isso, em geral são sólidos ou líquidos.
Exemplos:
H2O, HF, NH3
Uma conseqüência das pontes de hidrogênio que existem na água é a sua elevada tensão superficial. As moléculas que estão no interior do líquido atraem e são atraídas por todas as moléculas vizinhas, de tal modo que as essas forças se equilibram. Já as moléculas da superfície só são atraídas pelas