Pol Ticas Afirmativas Corrigida
Turma: Salvador - 13:30
Tempo de produção manuscrita: 1h
Tema: Políticas afirmativas, do racismo às cotas. Muros invisíveis
Raça e etnocentrismo são ideias socialmente construídas. Na história da humanidade, muitos se valeram desses termos para justificar uma desigualdade existente entre grupos de pessoas diferentes umas das outras. Sacerdotes do racismo como os ‘descobridores do Novo Mundo’ e Hitler se auto intitularam superiores para assim poder subjugar e massacrar indígenas e judeus respectivamente. Hoje, na tentativa de corrigir esse passado desigual, estão se firmando na sociedade as chamadas políticas afirmativas.
No Brasil, durante alguns séculos perdurou a estrutura escravista. Com a abolição da escravatura, quem antes era escravo se tornou homem livre. Todavia, houve tempo suficiente para que muros invisíveis de segregação racial fossem construídos no imaginário coletivo e por isso o negro sofreu bastante ainda hoje, o negro sofre com o preconceito e a exclusão racial e social. Para que tanto o negro quanto outros grupos desprezados fossem integrados ativamente no meio socialminimizar essa desigualdade e de tantos outros grupos desprezados, medidas legais foram tomadas a exemplo da implantação de cotas para ingresso em universidades, concursos públicos e até no mercado de trabalho.
Essas políticas afirmativas visam aà quebra total dos muros invisíveis há tempos erguidos. Além de benéficas, são essenciais para construir uma sociedade mais igualitária, visto que promover a igualdade vale mais do que combater a discriminação. Contudo, não se deve eternizá-las. Após a inserção satisfatória dos grupos, antes renegados, nas universidades e no mercado de trabalho, tais políticas devem ser dissolvidas. Dessa forma evita-se o soerguimento de novos muros os quais separariam os auxiliados pelas medidas inclusivas dos não auxiliados.
Numa sociedade