Pol Tica De Segrega O Racial 2
O Apartheid
Eloiza Vieira
Luis Felipe Farias
Rita de Cássia Pereira
E.E José Lins do Rêgo, São Paulo, SP
Resumo
O Apartheid foi uma política inserida na África do sul para fazer a separação entre pessoas de cor negra e branca. Essa política tinha como justificativa o crescimento individual entre “raças”, subjugando ser uma etnia superior a outra, no caso, os brancos (minoria) julgando-se superiores aos negros (maioria), e que detinham poder sobre tais causando assim sérias problemáticas racistas. Esse tipo de política foi umas das consequências do imperialismo no continente africano gerando consequências no desenvolvimento do atual país.
Palavras-chave: África do Sul; Apartheid; Política; Separação racial;
O termo “raça” foi e talvez ainda seja um instrumento de dominação social criado nos últimos 500 anos. Criada no início da formação da América e do capitalismo e posteriormente imposta em todo o mundo.
Esse critério básico é uma forma de classificação universal distribuídas por identidades geoculturais, ou seja, o termo “raça” passou a ser associado ao local de origem de determinado povo, assim sendo temos índios, negros, brancos, amarelos e mestiços e temos associado a isso América, África, Europa, Ásia e Oceania.
Segundo o livro “Diversidade, espaço e relações étnico-raciais (O negro na geografia do Brasil”, de Renato Emerson dos Santos, afirma que “O “racismo” nas relações sociais cotidianas não é a única manifestação das colonialidade do poder – mas que é, sem dúvida, a mais perceptível e onipresente.” Sendo assim tem sido esse um dos principais motivos de conflitos visto que, o que antes era uma teoria cientifica, hoje, séculos mais tarde, uma realidade de dominação Nacional-Socialista, usando-se como exemplo o Nazismo, que foi um dos exemplos mais gritantes de ideal de racismo ocorrido.
Ainda segundo Renato Emerson dos Santos “A derrota do projeto na 2° Guerra Mundial, contribuiu para a deslegitimação do