Pokemon
Origem Wikipedia
Pokémon (ポケモン, Pokemon?, /ˈpoʊkeɪmɒn/ POH-kay-mon)[1] [2] é uma franquia de mídia que pertence a The Pokémon Company,[3] tendo sido criada por Satoshi Tajiri em 1995.[4] Ela é centrada em criaturas ficcionais chamadas "Pokémon", que os seres humanos capturam e os treinam para lutarem um contra o outro como um esporte.
A franquia começou com um par de jogos lançados para o Game Boy original, desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo. Atualmente, a franquia se estende em jogos, cartas colecionáveis, série de televisão, além de filmes, revistas em quadrinhos e brinquedos. Pokémon é a segunda franquia de mídia de jogos mais bem sucedida e lucrativa do mundo, atrás da franquia de Mario que também pertence a Nintendo.[5]
Em 2006, a franquia celebrou seu aniversário de 10 anos.[6] As vendas dos jogos (incluindo home console games, como Hey You, Pikachu! para Nintendo 64) acumularam mais de 200 milhões de cópias vendidas.[7] Em novembro de 2005, a 4Kids Entertainment, que tinha conseguido o licenciamento de Pokémon, mas não dos jogos, anunciou que tinha concordado em não renovar o contrato da representação da franquia. Pokémon USA Inc. (agora The Pokémon Company International), uma subsidiária da japonesa Pokémon Co., agora supervisiona todas as licenças de Pokémon fora da Ásia.[8] Até 2013, a franquia de Pokémon acumulou ¥4 trilhões ao redor do mundo[9] (equivalente a US$40.98 bilhões).
Nome
O nome Pokémon é uma abreviação da marca japonesa Pocket Monsters (ポケットモンスター, Poketto Monsutā?).[10] O termo Pokémon, além de se referir a própria franquia Pokémon, também se refere as 721 espécies de ficção que aparecem na mídia de Pokémon. "Pokémon" é usado no singular e plural para o nome individual de cada espécie; a gramática correta é "um Pokémon" e "muitos Pokémon", bem como "um Pikachu" e "muitos Pikachu".[11] (no entanto, em Pokémon Red, Blue e Yellow, alguns NPCs se referiam a Clefairy e Diglett no plural, mostrando "CLEFAIRYs"