Pojeto de artigo científico
O DIFERENTE E O IMEDIATO: um estudo sobre a relação mídia x geração digital
Projeto de Pesquisa apresentado no Centro Universitário como requisito parcial para aprovação na disciplina Pesquisa e Documentação sob orientação do professor.
CIDADE – 2011
1.TEMA:
O Diferente e o Imediato: Um estudo sobre como os jovens “vêem” o Jornalismo
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Uma análise da evolução de comportamento e interesses das últimas gerações e a forma que essas mudanças afetam o consumo de conteúdo informativo. 3. JUSTIFICATIVA:
As novas tecnologias apresentam avanços constantes e as empresas e veículos de comunicação estão aprendendo e buscando as melhores formas de se valer delas. Cada vez mais se explora recursos audiovisuais, a velocidade e a troca de informações possibilitadas pelas mídias virtuais para mostrar o “novo”. Por crescer em meio a turbilhões de descobertas, cores, sons e adaptando-se a agilidade e ao “fazer várias atividades ao mesmo tempo”, é preciso entender como as novas gerações absorvem o conteúdo jornalístico que é produzido hoje.
Tais afirmações podem ser comprovadas pelo seguinte trecho do documentário “We all want to be young” (em tradução livre, “Todos queremos ser jovens”), com roteiro e direção de Lena Maciel, Lucas Liedke e Rony Rodrigues, produzido como resultado de diversos estudos realizados durante cinco anos pela BOX 1824, empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo:
“O consumo globalizado provoca conexões estéticas e comportamentais com outros jovens ao redor do mundo. A internet está permitindo que conteúdo pessoal ganhe dimensões estratosféricas (...) Obviamente, tudo isso tem consequências. O excesso de informação e possibilidades está fazendo essa jovem geração ter ansiedade crônica. Está se tornando mais necessário que eles escolham os filtros certos para organizar suas experiências, com tanto conteúdo e pessoas em suas vidas. O medo de se entirem sós e