Poesia
TEMA: LITERATURA CONTEMPORÂNEA
OBJETIVO:
Reconhecer características entre as obras de Rubem Fonseca, João Antonio e Roberto Drumond e o sentido contemporâneo de seus escritos.
JUSTIFICATIVA:
Ao analisar o conjunto de produções dos escritores brasileiros Rubem Fonseca, João Antonio e Roberto Drumond é possível comparar suas escritas com a figura do homem contemporâneo e suas conseqüências mais profundas. Esta literatura implica em uma nova concepção de linguagem e afronta o olhar para o mundo em crise e incita o leitor a assumir o papel mais do que meramente um observador, sobretudo, os autores através de uma tendência realista, fragmenta o homem moderno e apresenta suas múltiplas faces, desnuda seu ser e assim atinge o leitor a refletir não simplesmente sobre as desigualdades da sociedade brasileira, sobretudo ao ser humano como um todo.
INTRODUÇÃO: Antes de apresentar algumas das características percebidas no conjunto das obras dos escritores brasileiro, é preciso atentar especificamente que a literatura contemporânea refere-se a uma geração de escritores que partir de 1960 que apresentou em suas produções uma literatura inovadora com traços muito marcantes. Trata-se da forte presença do cotidiano da sociedade brasileira através de uma tendência realista, ou seja, desnuda por completo o homem moderno e descreve suas diferentes imagens e desafia o leitor a uma leitura atenta quer pela linguagem utilizada ou pelas construções de suas personagens.
DESENVOLVIMENTO:
Na Literatura Moderna Brasileira, um conjunto de produções marcadas por contextos sociais que ficaram registradas em obras marcantes de autores brasileiros como José Rubem Fonseca (1925), João Antonio Ferreira Filho (1937-1996) e Roberto Drumond (1939-2002) caracterizaram uma proximidade com o cotidiano do ser humano e trouxeram um contexto de uma sociedade brasileira marcada pela violência urbana,