Poesia Digital Textos Po Ticos Nos Meios Digitais
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus
Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras
28 de setembro a 02 de outubro de 2015
POESIA DIGITAL: TEXTOS POÉTICOS NOS MEIOS DIGITAIS –
ORIGEM, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA
Autor: Alexander Bezerra Lima
Orientador: Prof. Dr.Rodrigo Eduardo Botelho,Francisco
Centro Universitário de Araraquara – UNIARA
Resumo
Com a inserção dos meios digitais e computacionais, a poesia também migrou para estes meios, trazendo consigo várias inovações estéticas em suas interpretações.
Esse projeto, em primeiro momento, busca fazer uma análise investigativa do comportamento da passagem da poesia em sua linguagem escrita/impressa para um ambiente digital. Num segundo momento, um relatório dos experimentos do fazer artístico interpretando um poema usando ferramentas computacionais (softwares) transformando a poesia impressa para a poesia digital. Nesta interpretação da palavra, o texto poético tem expandidas as suas características imagéticas em ritmo, cor, forma, imagens, texturas, sons, movimentos, podendo ou não envolver interatividade e tudo mais que permite a poesia transmitir em sua semântica nas possibilidades de leitura/interpretação no contexto digital.
Palavras-chave: poesia, meios computacionais, ambiente digital, poesia digital.
Poesia digital: textos poéticos nos meios digitais – origem, investigação e prática
A poesia criada em ambiente digital exige tipos específicos de conhecimentos em várias áreas. Podem-se citar conhecimentos sobre os aspectos verbais e não verbais desta poesia, sua visualidade, seus aspectos sonoros, a carga cultural de interpretação e o conhecimento sobre o uso de ferramentas tecnológicas disponíveis para a sua criação.
Há para a poesia uma carga interpretativa e que dependerá sempre do interpretante, isto é, há uma interpretação sígnica do texto, uma interpretação semiótica.
A letra, tal qual a conhecemos, é um signo e por isso, interpretado segundo o seu
interpretante.