Poema
Lá no começo da história da cidade de Luis Alves, já aviam grandes pessoas que eram filósofos na arte de escrever sobre o que acontecia na pequena colônia. Ele conta que em novembro de 1877, a colônia “Luís Alves” tem iniciado o seu povoamento. Os italianos foram os pioneiros na colonização de Luís Alves e logo após foram seguidos pelos alemães, austríacos e portugueses. Em 29 de novembro de 1877 chegava a primeira remessa de colonos eram 79 colonos. A segunda remessa chegou em 10 de dezembro de 1877 e a outra remessa chegou dia 30 de dezembro de 1877. Com isso começaram a fazer as primeiras bibocas, pequenas casas feitas com teto de palha. Muitos começaram a tirar a madeira para construir suas casas, nas quais tem algumas que estão ainda em perfeito estado até hoje.
Na época existia vários frutos que eram alimento de muitos imigrantes, um deles é o Bacuparis, uma fruta amarela que varia de tamanho em questão do solo. Nesse mesmo tempo começaram a cultivar seus proprios alimento, plantando mandioca, taiá, e outros tipos de alimentos.
Na chegada desses colonos que migraram aqui, muitos começaram a confeccionar gamelas para vender e ter alguma renda. Muitos dividiram suas terras com moirão que separava suas terras de seus vizinhos. Usavam cipós para fazer amarações e balaios.
Nas tardes de folga, eles ian grulhar nas bibocas dos vizinhos. Faziam projetos para fazer vidozinho, que eram pequenas barragens de contenção de aguá. Mais a vida de colono não era facil era muito espipado, o repuxo do dia todo na roça fez com que muitos morresem cedo.
Em fim, Luis