Topologias de redes
Redes de computadores e as tecnologias necessárias para conexão e comunicação através e entre elas continuam a comandar as indústrias de hardware de computador, software e periféricos. Essa expansão é espelhada pelo crescimento nos números e tipos de usuários de redes, desde o pesquisador até o usuário doméstico.
Ao longo da historia das redes, varias topologias foram experimentadas, com maior ou menor sucesso. Os tipos aqui discutidos são esquemas básicos empregados na interconexão dos computadores, os demais existentes são variantes destas. A distância que um dado sinal percorre em um computador varia de alguns milímetros, como no caso de conexões de um simples CI, até vários centímetros quando a conexão de sinais envolve, por exemplo, uma placa mãe com conectores para diversos circuitos. Para estas distâncias, o dado digital pode ser transmitido diretamente.Esses tipos conexão podem ser serial ou paralela.
1.1-Objetivos
- Citar alguns tipos de rede.
- Descrever as Topologias de rede e falar sobre suas vantagens e desvantagens.
- Citar algums padrões de comunicação.
2– DESENVOLVIMENTO 2.1 – Rede LAN (Local Area Network ).
Em computação, rede de área local (ou LAN, acrônimo de local area network), ou ainda rede local, é uma rede de computadores utilizada na interconexão de equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais preciso seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 km no máximo, além do que passam a ser denominadas MANs). Redes em áreas maiores necessitam de tecnologias mais sofisticadas, visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.
As LANs(Figura 1) são utilizadas para conectar estações,