Poema e Poesia
Valor:______
Nota:______
Colégio Estadual Dr. José Feliciano Ferreira
Alunos: Fernando Soares, Izabella Santos, Victor Hugo
Série: 3° Acadêmico “A”
Professora: Pollyanna
Tema: Poema
POEMA:
Um poema é uma obra literária que pertence ao âmbito da poesia. O texto pode ser apresentado sob a forma de verso, estrofes ou prosa; neste último caso, se dá o nome de prosa poética
Na antiguidade, todas as obras literárias eram conhecidas pelo nome de poema, já que a palavra deriva do verbo grego poesin (“ação de fazer alguma coisa”). Portanto, o poema era qualquer tipo de produção de literatura.
Entre os poemas, considera-se que o gênero mais subjetivo é a lírica, uma vez que o autor costuma aparecer dentro do texto. O poeta situa-se quase sempre no presente e o seu modo de expressão mais usual é o verso curto, com recorrências fônicas, semânticas e de estrutura sintática.
O poema lírico tem como subgêneros principais o hino, a ode, a elegia e a sátira. Os dois primeiros expressam sentimentos de alegria e celebração, sendo utilizados para festejar vitórias e êxitos. Por sua vez, a elegia apresenta sentimentos negativos, de lamentação e tristeza. A sátira baseia-se na troca e no desprezo como forma de ridicularizar a moral social.
POEMA E POESIA:
Poesia – “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados.”
Poema – “Obra em verso ou não, em que há poesia.”
POESIA:
A poesia usa diversos recursos para expressar a linguagem de modo especial, diferente do normal, provocando diversos efeitos de sentido em quem recebe a mensagem. É responsável por dar vida e sentimentos às palavras contidas em determinada obra. É o sabor, imagens, emoções.
Esses vários recursos também incluem os recursos sonoros (ritmo, rima,