POEMA ROMÂNTICO Compreender as entrelinhas
O trabalho individual ajudará no processo pedagógico tendo em vista o ensino médio, como desenvolver as ideias para que os alunos possam receber cognitivamente os conteúdos de forma simples e compreensível. A literatura tem sido um dos mais difíceis meios de atingir esse mérito, pois o desinteresse é alto devido a vários recorrentes que se tornam desatualizado diante da geração atual. É sabido que as novas tecnologias estão cada vez mais se adequando no meio social, principalmente na faixa etária que corresponde entre adolescentes e jovens, sendo que todos esses aparatos tecnológicos tomam conta, não deixando oportunidade para os assuntos que os educandos consideram defasadas e sem interesse.
Tem sido um grande desafio paras os educadores criarem um método especifico para atrair a atenção dos seus alunos no que diz respeito ao ensino da literatura, pois para estes, as poesias e contos e mesmo a literatura em geral é considerada algo anacrônico e não inteligível no que se refere às mudanças rápidas de formação na idade em que se encontram.
Assim ao elaborar este trabalho pensou-se em desenvolver os seguintes objetivos:
• Despertar o interesse pela leitura e entendimento do poema escolhido;
• Fazer com que o aluno perceba a importância da compreensão da literatura no contexto escolar bem como no ambiente em que ele vive.
• Refletir sobre os pontos de vista da época em que o poema foi escrito com a atualidade vivenciada pelo educando;
• Procurar outras mídias neste contexto histórico literário, ajudando a criar a percepção de reconhecer num conteúdo interdisciplinar, as ideias semelhantes as do poema e da escola literária.
Desenvolvimento
Neste Projeto de Ensino será abordado o poema “Se eu morresse amanhã” do autor “Álvares de Azevedo”, caracterizado pela escola literária do Romantismo no Brasil, em sua segunda geração, mal do século ou ultrarromantismo. As principais características do poema em si são: Efeito dramático sobre a