poder e poltica
1.Introdução
As organizações são instituições definitivamente politicas, pois são compostas por grupo de pessoas com interesses e objetivos diversos, sendo assim conflituosos. Assim podemos analisar as organizações como entidades politicas, tendo como fundamento a diversidade de interesses, sendo praticamente inevitável o conflito de opiniões, a luta pelo poder exercido, usando muitas vezes o poder a si denominado, para que alcançar os demais colaboradores, sendo assim alcançar um objetivo (WIEICK,1993)
Diversos estudos apresentam a politica como um fenômeno natural a dinâmica organizacional. Mais o simples objetivo da politica na organização, de forma geral, e ulitilizal-lo para obter o poder para que as pessoas possam assegurar seus interesses numa situação de incerteza do grupo, neste sentido, a aquisição e uso do poder objetivam a proteção e promoção de interesses individuais, particularmente pela segurança e satisfação que tais interesses geram.
Segundo os pesquisadores Ferris, Russ e Fandt (1989) as relações de politica e poder dentro das organizações, trata-se de um elemento estressor para o ambiente de trabalho. O comportamento do líder pode impedir o desenvolvimento pessoal e de carreira dos funcionários e estes estão ligados a conflitos pessoais do líder. Sendo assim e de esperar que um ambiente de trabalho muito politico seja estressante e não promova atitudes positivas nos funcionários. Dada esta persistência e importância dos comportamentos políticos no contexto organizacional, necessita-se de uma analise mais detalhada, em que as pesquisas podem ajudar os lideres as melhor entender ,prever e administrar os comportamentos políticos dentro das organizações.
O macro contexto da cultura brasileira com alta hierarquia e individualismo poderão ajudar a compreender os meados dos processos políticos nas organizações e suas respectivas implicações. Dentro de todas essa situações