Poder e Autoridade
O poder é a capacidade que o individuo tem de influenciar os comportamentos de outros indivíduos, uma espécie de força psicológica, na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de uma outra pessoa, de algum modo intencional.
A autoridade, como o significado da palavra diz é o autor de seu ato, “ser autor de”, “produzir”. A autoridade é um estilo/espécie de poder, é uma relação de poder formalizados entre as partes.
Portanto, autoridade é o poder legítimo, que está direcionado a uma pessoa ou a uma posição, e que é reconhecido não apenas pelo detentor do poder, mas também pelos demais membros do grupo ou sistema. Os indivíduos ou grupos que participam desta relação de poder o reconhece e o respeita como legitimo, obedecendo incondicionalmente as ordens ou diretrizes desta autoridade.
Podemos dizer que a autoridade é a aceitação do Poder.
Nas organizações, a autoridade é evidenciada pela posição, ou seja, toda empresa possui um organograma, uma estrutura hierárquica no seu sistema. As pessoas que ocupam estas posições/papéis (superintendente, presidente, vice-presidente, diretores, gerentes, coordenadores, etc) são detentoras da autoridade e exercem este poder sobre ocupantes de outros cargos, com outros papéis na organização, gerando as subordinação, obediência e respeito. Trata-se de algo legítimo no mundo organizacional e por isso é aceito. A estrutura de autoridade e o subsistema gerencial são inseparáveis, desenvolvendo-se interativa e simultaneamente.
Segundo Warren Bennis, a “Liderança Transformadora” é aquela em que o novo líder lança as pessoas à ação, que converte seguidores em líderes e que pode converter líderes em agentes de mudança. Poder é a energia básica necessária para iniciar e sustentar a ação ou a capacidade de traduzir a intenção em realidade e sustentá-la. Liderança é o uso sábio desse poder.
As atribuições principais para o líder é manter a harmonia e o equilíbrio junto aos