Poder e as Organizações
PODER E AS ORGANIZAÇÕES
Poder Definição: o poder é uma influência que se tem sobre alguma coisa, como, quando e o quê. Ele desenvolve a habilidade para conseguir que a outra pessoa faça alguma coisa que, de outra forma não seria feita.
Existem diferentes fontes de poder:
Autoridade Formal – que se resume em 3 tipos, a tradicional que é aquela que respeita os valores tradicionais, a autoridade burocrática que se faz com o exercício de poder através de regras e procedimentos e a autoridade legitimada que se fundamenta em 3 características, carisma, tradição e lei.
Estes três tipos de autoridade formal podem ser encontrados hoje nas organizações modernas.
O tipo mais óbvio é a autoridade formal e burocrática, que está associado com a posição que alguém mantém como gerente de vendas, contador, secretária, supervisor e etc.
O poder é analisado de 4 formas:
Na perspectiva marxista – fenômeno de alienação econômica
No nível psicanalítico – fenômeno psicológico de alienação, dependência, de projeção e introjeção, formação de sistema de defesa e etc.
Fenômeno político – imposição, controle sobre as decisões e sobre a organização do trabalho.
Nível ideológico – fenômeno de apropriação do significado e dos valores.
Estilos de poder:
Poder de Autoridade: tem que ter a atitude pelo seu papel de ser a pessoa que define, está em uma situação de autoridade.
Poder pelo poder: o poder por conhecimento
Poder de Influência: o poder da capacidade de persuadir as pessoas a fazerem o que você quer que elas façam.
Organização Definição: é uma estrutura estratégica da ação coletiva que visa oferecer soluções específicas para a concretização de objetivos do grupo social.
As soluções organizacionais são contingentes (indeterminadas e arbitrárias), mudam com o tempo e são relativas a cada grupo organizacional.
Jogos de Poder
Ação coletiva que se devem ou não ao fato de que existem nas organizações indivíduos com interesses