Poder política e educação
Estudo do Texto
1. Explique como é a visão da Educação Civil Democrática.
A Educação Civil Democrática encara a educação em geral e a escolar em particular como processo de formação cidadã, tendo em vista o exercício de direitos e obrigações típicos da democracia. Essa centrada no educando e em particular no educando das classes desprivilegiadas ou não-proprietárias.
2. Disserte sobre a Educação Civil Produtivista.
A educação produtivista é aquela que se apóia em um mecanismo fundamental para o ingresso dos indivíduos no mercado de trabalho, descartando os demais propósitos educacionais e enfatizando as vantagens competitivas que os indivíduos, ao serem escolarizados, possam obter no mercado de trabalho.
Neste tipo de educação, o aumento da produtividade contribui para a elevação do produto social e a eliminação da pobreza.
3. Que crítica o neoliberalismo faz em relação aos serviços sociais do estado?
Os principais pontos da crítica neoliberalista têm sido o paternalismo, a ineficiência e o corporativismo. Um exemplo claro de paternalismo são os programas sociais do governo, que acarretam a acomodação do indivíduo e não se preocupa com o crescimento pessoal e profissional. Quanto à Ineficiência, os serviços públicos não apresentavam incentivos ao aumento da produtividade dos funcionários ou da eficiência no uso dos recursos. O corporativismo baseava-se em pressionar o poder público no sentido de ampliar os referidos serviços e aumentar as dotações orçamentárias que os sustentam.
4. Como se dá a crise do sistema escolar para Paul Singer?
Para Paul Singer, além de ter âmbito mundial, a crise do sistema escolar é bastante complexa. Às vezes dá a entender que é resultante de corte de verbas, baixa dos salários, perda consequente do pessoal melhor qualificado e declínio da qualidade do ensino. Porém, esses fatores só são agravantes; o principal problema da escola hoje é a crise da “FALTA DE VALORES”. A