PODER Estado governo e sociedade 1
Estado, governo e sociedade
“Em sua História, escrita no século V a.C.,Heródoto relata um episódio imaginário no qual três persas – Otanes, Megabises e Dario – se encontram para discutir qual seria a melhor forma de governar o território e o povo da Pérsia.
Enquanto Otanes propõe entregar o poder ao povo, Megabises defende o governo oligárquico, ou seja, o poder exercido por um pequeno grupo de pessoas pertencentes à mesma classe social ou família. Dario, por sua vez, manifesta a opinião de que um só homem, o melhor de todos, com seu discernimento governaria o povo de modo irrepreensível.
O debate sobre a melhor forma de governo foi construído historicamente sobre essas três formas clássicas de governo: o de muitos, o de poucos e o de um só (democracia, aristocracia e monarquia, respectivamente).
Contudo, a melhor forma será sempre aquela capaz de promover o bem-estar comum.”
A Filosofia e a Ciência Política
A vida política ocidental teve início na Grécia, entre os séculos VIII e VII a.C., na antiga região da Jônia, com a formação das primeiras cidades. Foi especialmente com os filósofos Platão e Aristóteles que o pensamento político começou a se desenvolver, a partir da criação do conceito de Estado e da noção de ética, palavra que se originou do grego ethos (lugar de convívio, ambiente). Na Grécia antiga, a ética representava tudo aquilo que visasse ao bem comum e passou a constituir o princípio orientador da melhor forma de governo.
A Ciência Política, por sua vez, se preocupa em compreender a sociedade “como ela é”. Assim, ela se propõe a encontrar as estruturas e os processos de governo ou da organização do Estado nas diferentes sociedades.
A ética deve constituir a base da vida em comunidade e das ações políticas. A falta de ética dá origem, entre outras coisas, a situações de desigualdade social, comuns na nossa sociedade.
O Estado
Podemos chamar de Estado a forma como os povos organizam politicamente suas sociedades. A