Forma O Pol Tica E Econ Mica
Unidade 1
- Aspectos políticos:
O que é politica?
- Derivado do adjetivo originado de pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil, público, e até mesmo sociável e social.
- O conceito de Política, entendida como forma de atividade ou de práxis humana, está estreitamente ligado ao de poder.
- Esta relação de poder é expressa de mil maneiras, onde se reconhecem fórmulas típicas da linguagem política: como relação entre governantes e governados, entre soberanos e súditos, entre Estado e cidadãos, entre autoridade e obediência, etc.
- Aristóteles considera três formas (clássicas) principais de poder:
• o poder paterno: o paterno se exerce pelo interesse dos filhos.
• o poder despótico: pelo interesse do senhor, o político.
• o poder político: pelo interesse de quem governa e de quem é governado, o que ocorre apenas nas formas corretas de Governo.
- A tipologia moderna das formas de poder:
• o poder econômico: é o que se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados como tais, numa situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a manter um certo comportamento, consistente sobretudo na realização de um certo tipo de trabalho.
• o poder ideológico: se baseia na influência que as ideias formuladas de um certo modo, expressas em certas circunstâncias, por uma pessoa investida de certa autoridade e difundidas mediante certos processos, exercem sobre a conduta dos consociados.
• o poder político: se baseia na posse dos instrumentos mediante os quais se exerce a força física (as armas de toda a espécie e potência). O que caracteriza o poder político é a exclusividade do uso da força em relação à totalidade dos grupos que atuam num determinado contexto social, no sentido da monopolização da posse e uso dos meios com que se pode exercer a coação física.
- Os indivíduos renunciam ao direito de usar cada um a própria força, que os tornava iguais