pobreza
Pobreza
Os sociólogos e os pesquisadores preferem utilizar duas abordagens diferentes para a pobreza: pobreza absoluta e pobreza relativa. Oconceito de pobreza absoluta fundamenta-se na ideia da subsistência.
Pobreza relativa relaciona a pobreza ao padrão de vida geral predominante em uma sociedade específica. O conceito de pobreza relativaacreditam que a pobreza seja definida culturalmente, não devendo ser medida segundo um padrão universal de privação.
Uma técnica comum para medir a pobreza absoluta é através da determinação de umalinha da pobreza, com base no preço das mercadorias básicas necessárias à sobrevivência humana em uma sociedade particular. Esse tipo definições não consegue levar em conta variações nas necessidadeshumanas existentes dentro de uma sociedade e entre sociedades. A aplicação de um critério único de pobreza tende a avaliar alguns indivíduos como se estivessem acima da linha da pobreza quando, naverdade, a renda destes não consegue nem sequer suprir suas necessidades básicas de subsistência.
O conceito de pobreza relativa apresenta suas próprias complexidades. Uma das principais é o fato deque, com o desenvolvimento das sociedades, as interpretações da pobreza relativa também precisarão sofrer variações. À medida que as sociedades tornam-se mais afluentes, os padrões de pobreza passam poruma elevação gradual. Alguns críticos advertem que a utilização do conceito de pobreza relativa tende a desviar a atenção do fato que , atualmente, ate mesmo os membros menos abastados da sociedadeestão em uma situação financeira bem melhor do antigamente.
A desnutrição, a saúde debilitada, o acesso limitado á educação e aos serviços públicos, além das condições precárias de moradia, continuamdifundidos entre as famílias de baixa renda. Tais indicadores sugerem que, em termos relativos, a pobreza permanece profundamente arraigada na sociedade