Pobreza mundial noticia
Retrato de uma situação social inaceitável no mundo e no Brasil
As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram hoje proporções verdadeiramente chocantes. No Brasil a situação não é diferente , o país quando comparado a outras nações , principalmente desenvolvidas, apresenta uma tendência de enormes desigualdades na distribuição de renda apresentando assim elevados níveis de pobreza.
O número de pobres não para de crescer segundo relatório das Nações Unidas em que relata que o número de pessoas no mundo que vivem em situações de pobreza já chega a 307 milhões sendo que o percentual daquelas que vivem com menos de U$ 2,00 dólares duplicou nos países subdesenvolvidos.
Enquanto nos 35 países mais ricos do mundo há a concentração de 15% da pobreza, na África esse percentual é de quase 90%., em que 9 a cada 10 pessoas vivem com menos de U$ 1,00 dólar por dia (O consumo per capita dos EUA é de U$ 41 dólares) . No Brasil a situação não é muita animadora visto que ainda existe 16,27 milhões de pessoas que ainda vivem em situação de miséria
Afinal , qual é a causa do aumento da pobreza?
As causas da pobreza são diversificadas, variam desde a má distribuição de renda , situações climáticas e crises econômicas como acontece no Brasil e Argentina que fizeram regredir vastas regiões alastrando assim a fome.
Muitos especialistas acreditam que a partir do capitalismo, a desigualdade tornou-se mais evidente. “A pobreza acentuou-se no século XVI com a dissolução do mundo feudal e o surgimento do capitalismo. Houve uma expulsão dos camponeses das terras que lhes forneciam meios para subsistência e essas pessoas não tiveram como reproduzir sua vida e começaram a viver de ajuda e caridade alheia”, afirma o professor Ricardo Musse, doutor em Filosofia da Universidade de São Paulo.
A economista da Unicamp Wilnês Henrique concorda que é preciso aliar crescimento econômico com outras políticas.