PNI - Plano de Negócios
Incluir antes do Balance Scorecard
A seguir é apresentado o Balanced Scorecard proposto para o início da operação do Mais Vida.
Incluir depois do Balance Scorecard
1- Conhecimento da Organização e Preparação do Ambiente
Iniciando a elaboração do modelo de gestão do desempenho baseado no BSC, decidiu- se entre todos os sócios que todos os colaboradores serão envolvidos no processo. Além dos sócios, participarão também os gestores de clínica, artes e administrativa desta pequena organização.
Todos deverão ser apresentados o foco e aplicação do BSC sendo evidenciado o que se pretende alcançar com a abordagem proposta, procurando situar e definir a empresa em relação ao mercado, bem como verificar se a missão, a visão e os valores.
Embora o faturamento seja o principal indicador para os sócios, serão considerados a combinação dos indicadores financeiros e não financeiros com o intuito de melhorar o desempenho da empresa.
Sendo assim, a opção por desenvolver uma abordagem fundamentada no BSC em toda a empresa foi aderente à teoria, uma vez que, pelo modelo desenvolvido por Kaplan e Norton (1997), não existe restrição com relação ao perfil de empresa. Também se mantiveram as quatro perspectivas sugeridas por Kaplan e Norton (1997), para a classificação dos objetivos e para os indicadores, pois se entendeu que as mesmas atenderam os fatores críticos de sucesso da empresa.
2- Consenso em Relação à Estratégia e a Definição dos Objetivos
Todos os gestores da empresa serão engajados e apresentados a estratégia da empresa para verificar se há consenso e entendimento pleno da missão, visão e os valores.
A partir da estratégia esclarecida, serão realizadas reuniões semestrais ou anuais para formulação dos objetivos estratégicos, ou seja, o que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização. Os objetivos foram distribuídos nas quatro perspectivas propostas por Kaplan e Norton (1997): Perspectiva