Pneus reciclaveis
1. Reconhecer necessidades
Ao observar o mundo ao nosso redor e compararmos os dias atuais com os de nossos antepassados, constatamos que somos hoje uma sociedade cheia de tecnologia. Não só em celulares, computadores, mas temos a necessidade de mudança para uma melhor adaptação na maioria dos objetos que utilizamos. Existem muitos exemplos práticos de evolução no nosso dia-a-dia, como as fraldas descartáveis, pneus, sacolas plásticas.
Apesar de sermos beneficiados com essa melhora em certos produtos, muitas vezes – por falta de informação ou tantos outros motivos - não sabemos qual o melhor destino e como estaríamos ajudando o meio ambiente. Muito se fala hoje em dia de produtos biodegradáveis, porém com esse avanço não temos soluções para tudo.
Neste projeto, falaremos especificamente sobre os pneus, os quais há mais de um século a humanidade tem desfrutado deste útil e necessário invento que proporciona desempenho, economia e conforto à rodagem de veículos terrestres automotores e outros tantos exemplos, e estudaremos o impacto ambiental causado pelo mesmo.
Com o desenvolvimento cada vez mais forte de automóveis, caminhões, máquinas, e sua grande escala de produção, também tiveram um aumento da indústria de pneus, os quais são destinados para novos produtos e também para a reposição da frota que circula pelas cidades. Porém, tudo gerou um grande problema: o descarte indevido. Em muitos países eles são tratados como um já enorme passivo ambiental, que formam montanhas cada vez maiores, a exemplo os Estados Unidos da América onde estimados três bilhões de pneus são deixados em áreas desérticas, sob iminente ameaça de devastadores incêndios, liberando gases tóxicos na atmosfera, assim como a disposição em aterros sanitários tem se mostrado inadequada, por diversas razões
No Brasil segundo a ANIP em 2009 produziu-se cerca de 53,8 milhões de unidades, que mal descartadas geram grande impacto ambiental.
2.