Pneumopatias
Definição:
Doença ocupacional dos pulmões causada por uma reação alérgica ao pó produzido durante o processamento do algodão, linho, cânhamo ou sisal (veja também asma ocupacional).
Causas, incidência e fatores de risco:
A inalação do pó gerado pelo processamento industrial de produtos têxteis é a causa desta doença. Um condição semelhante à asma é causada pela exposição ao pó em indivíduos sensíveis. Medidas preventivas nos Estados Unidos diminuíram aincidência da doença, mas esta permanece prevalecente nos países em desenvolvimento. O fumo aumenta o risco da doença. Exposição repetida leva abronquite crônica.
Sintomas:
* antecedentes de exposição ao pó de indústrias têxteis * sintomas que pioram no início da semana de trabalho * pressão torácica * tosse * roncos e sibilos
Sinais e exames: * raio X do tórax * testes de função pulmonar * gasometria do sangue arterial
Tratamento:
Medicamentos como os broncodilatadores geralmente melhoram os sintomas. Corticosteróides podem ser prescritos para casos mais graves.
Parar de fumar é muito importante para as pessoas com esta condição.
Tratamentos respiratórios, como os nebulizadores e a drenagem postural, podem ser prescritos se a condição se tornar crônica. A terapia de oxigênio em casa também pode ser necessária.
Programas de exercícios físicos, exercícios respiratórios e programas de educação do paciente são, freqüentemente, muito úteis para pessoas com doença pulmonarcrônica.
Expectativas (prognóstico):
Os sintomas geralmente melhoram após a interrupção da exposição ao pó de algodão. A exposição contínua leva a um comprometimento crônico da função pulmonar. Nos Estados Unidos, os trabalhadores afetados pela bissinose podem conseguir indenizações.
Complicações:
Pode haver o desenvolvimento de bronquite crônica.
Solicitação de assistência médica:
Solicite assistência médica se ocorrerem sintomas de bissinose.
Prevenção:
O