PNAS1
2335 palavras
10 páginas
PNAS - Política Nacional de Assistência Social RESUMO
Este artigo tem por objetivo problematizar assuntos referentes à Questão Social, no âmbito do PNAS- Política Nacional de Assistência Social com intuito de contribuir com a reflexão crítica desses termos e a partir daí apresentar algumas proposições para o avanço da Política de Assistencia Social. O estudo foi realizado através de textos e bibliografias de autores que constara nas referencias no final do artigo.
Palavras - chave : Questão Social, Pauperização,Pobreza e PNAS- Política Nacional de Assistência Social
Introdução
A razão de escolha do método proposto no artigo estará baseado na Questão Social e suas várias formas de expressão que se encontra em constante crescimento no país, existem leis que se fossem seguidas a risca amenizaria essa vertente, contudo não se vê formas de combatê-las no real.
É sabido que as expressões da questão social são a matéria prima do serviço social, sendo o seu objeto de trabalho. A realidade social é o que nos provoca inquietudes e questionamentos, exigindo respostas, tão necessárias as expressões da questão social, estas respostas surgem em forma de políticas sociais públicas, que minimamente atendam a uma parcela da sociedade, pois é previsto que não atenda a todos .
Fatores como a pobreza, o desemprego, precarização dos serviços públicos são as conseqüências nefastas da acumulação capitalista, que restam as camadas menos abastadas da sociedade.
Segundo a Constituição Federal de 1988, a Política de Assistência Social é pública e não contributiva, sendo direito de todo cidadão que dela necessita, porém o Estado não vem cumprindo este direito. A assistência social se objetiva como uma política de proteção social, que visa a garantia da vida, reduzindo os danos e prevenindo as incidências de riscos.Organiza-se como Proteção Social Básica e proteção social especial, sendo a