PMBOOK
Tweet
Share
O objetivo deste artigo é realizar uma introdução sobre PMBOK, evidenciando os principais conceitos apresentados no guia.
O PMBOK
O PMBOK (Project Management Book Of Knowledge ou Guia do Conhecimento em gerenciamento de Projetos), como o nome já diz, é um gria criado pelo PMI (Project Management Institute). O guia tem o objetivo de divulgar boas práticas que podem ser aplicadas em gerenciamento de projetos.
Além de definir boas práticas, o PMBOK também faz uma introdução aos principais conceitos no campo de gerenciamento de projetos. Conceitos Importantes para entender o Guia
Formalmente, PMBOK pode ser definido como uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos que identifica o subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento amplamente reconhecido como boa prática. Amplamente reconhecido significando que o conhecimento e as práticas descritas são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo e que existe um consenso em relação ao seu valor e utilidade. Boa prática significa que há um consenso geral de que a aplicação correta dessas habilidades, ferramentas e técnicas pode aumentar as chances de sucesso em uma ampla gama de projetos.
Outra forma de definir PMBOK formalmente seria: PMBOK é o padrão para gerenciar a maioria dos projetos na maior parte das vezes em vários tipos de setores da indústria. Ele descreve os processos, ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos usados até a obtenção de um resultado bem sucedido.
Então o PMI sugere que o PMBOK deve ser seguido a risca para todos os projetos?
Não. Uma boa prática não quer dizer que o conhecimento descrito deva ser obrigatoriamente aplicado. Cada projeto deve ser avaliado para decidir quais práticas devem ser aplicadas.
O guia também define projeto como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A