Plástico
Introdução
Plástico vem do grego plástikos, em geral se refere a algo moldável. O material fundamental que constitui o plástico é polímero, principalmente os orgânicos e sintéticos.
As substâncias utilizadas como matéria-prima na preparação de plásticos são obtidas principalmente a partir do petróleo e são denominadas monômeros.
Objetivo
Este relatório tem objetivo de relatar o experimento realizado no laboratório e ainda verificar algumas propriedades do polímero que foi ministrada em sala de aula, com objetivo final de obter o plástico. O experimento foi realizado pela turma SQUI-32 do turno noturno, com orientação da professora Alyne Farias.
Prática Experimental
Reagentes:
Uréia
Formol (50 mL)
NaOH
HCl diluído
Fenolftaleína
Copo de café (três unid.)
Vidrarias:
Bastão de vidro (dois unid.)
Becker de 600 ml (dois unid.) Becker de 250 mL (dois unid.) Becker de 50 mL (dois unid.) Espátula (duas unid.).
Procedimento Experimental
Medir um copo de café de uréia, em seguida, colocar em um Becker de 250 mL. Adicionar 50 mL de formol. Pesar 1g de NaOH e diluir. Colocar a solução pronta de NaOH em um copo de café em seguida colocar no Becker já com uréia e formol. Levar a banho Maria, por aproximadamente 5 min. Passados os 5 min., colocar em banho de gelo. Agitando constantemente. Será observado com o polímero ficará nas paredes do Becker. Ainda sob agitação, colocar fenolftaleína, até que se obtenha uma coloração rosa bem intensa. Adicionar o HCl diluído aos poucos. Observar-se-á a formação de um sólido branco pastoso (polímero). A adição do HCl será suspensa à medida que a cor rosa desaparecer. Transferir os sólidos já formados para uma forma, em seguida adicionar mais HCl diluído até que toda a parte líquida torne-se um sólido. Será observado que o polímero irá adquirir uma consistência firme. Na seqüência, desenformar o