Pleonasmo
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CARLOS EDUARDO DE BARROS MACK
LINGUA PORTUGUESA
BRASÍLIA-DF
2015
Pleonasmo
Historicamente observa-se que desde os primórdios a humanidade teve o costume de registrar de suas realizações, seja por necessidade de uma futura utilização ou apenas para que pudesse perpetuar aquele acontecimento. Com o decorrer do tempo, de acordo com cada contexto histórico, as maneiras utilizadas para que fossem armazenadas tais informações, foram sofrendo alterações e acompanharam cada perspectiva.
Os dados foram da mesma forma que a tecnologia e seus suplementos, evoluindo de tal forma que atualmente se tornou tão acessível que a grande maioria da população mundial tem acesso à internet, smartphones, câmeras digitais e entre outros eletrônicos que atualmente já não são mais secundários ou supérfluos, mas tornaram-se essenciais para a realização de determinadas tarefas do dia a dia, são utilizados como ferramenta de trabalho, como também atrativos para momentos de lazer.
As opções de componentes de armazenamento de dados disponíveis são inúmeras, e cada uma delas oferece uma vantagem em relação à outra no que se refere a diversas variáveis, dentre as quais podemos citar o tempo de acesso, custo de produção, falha de leitura, segurança dos dados, consumo de energia, acessibilidade, entre outros que serão citadas individualmente em cada tecnologia abordada.
Uma das opções disponíveis no mercado é o RAID (Redundant Array of Independent Disks), que significa Conjunto Redundante de Discos Independentes. O próprio nome sugere sua aplicabilidade, que nada mais é do que o uso de dois discos de armazenamento (HD e SSD), simultaneamente com objetivo de que ambos assumam funções idênticas, isto é, se por algum motivo houver falha em um dos discos, o outro assume a responsabilidade de realizar aquela função mantendo o funcionamento do Sistema Operacional e suas tarefas com normalidade e segurança.
Outra