PLAZA MAYOR
A região delimitada pela Paseo del Prado (direita), Palacio Real (esquerda), Gran Vía (acima) e Rondas de Toledo/Atocha (abaixo) é conhecida como o Centro Histórico de Madrid. Zona mais antiga da cidade, as primeiras construções datam do século IX, quando a região ainda estava sob domínio muçulmano. Tem como principal característica as ruas curvas, estreitas e transversais, muitas de circulação exclusiva para pedestres, que unem com perfeição a Madrid de antigamente, com seus monumentos, lugares repletos de história e comércios centenários, e a modernidadade da maior cidade da Espanha, com comércio pulsante, restaurantes e vida noturna agitada.
As origens da Plaza Mayor de volta ao século XV, quando na confluência das estradas (hoje) ruas de Toledo e Atocha, nos arredores da vila medieval,foi realizada neste local, conhecido como "Plaza del Arrabal "o principal mercado da cidade, neste momento construiu uma primeira casa porticada, ou mercado, para regular o comércio na praça. A Plaza Mayor adotou outros nomes, tais como: Plaza de la Constitución, Plaza Real e da Plaza de la República. O nome atual é preservada desde o fim da Guerra Civil.
É uma praça retangular, rodeada de todos os lados de edifícios de três pisos, sendo a sua entrada apenas possível através dos nove pórticos. Tem 129 metros de comprimento e 94 de largura. Existem ao todo 237 varandas ao longo de toda a praça. O pórtico mais conhecido é o Arco de Cuchilleros, na esquina sudoeste da praça. Ao centro, no lado norte, ergue-sea Casa de la Panadería e à sua frente, no lado sul, a 'Casa de la Carnicería. Debaixo dos pórticos, nas suas arcadas, estão estabelecidas lojas tradicionais, constituindo um dos pontos turísticos de maior relevo na cidade.
A história da Plaza Mayor de Madrid remonta ao séc. XV, quando a zona se transformou no principal mercado localizado fora dos muros da vila medieval. Com o estabelecimento da corte em Madri, a partir de 1561, a popularidade e atividade