Playstation
PlayStation (Oficialmente abreviado PS) é uma série de consoles de videogame criada e desenvolvida pela Sony Computer Entertainment, abrangendo a quinta, sexta, sétima e oitava gerações de videogames. A marca foi lançada pela primeira vez em 3 de dezembro de 1994 no Japão1 . Dispõe de um total de seis consoles — sendo dois deles portáteis —, um centro de mídia, um serviço on-line, uma linha de controladores e um palmtop, bem como diversas revistas especializadas.
O nome PlayStation está em inglês e pode ser traduzido como Estação de brincar ou Estação para jogar.
Lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 29 de setembro de 1995 nos Estados Unidos. Desde o seu lançamento até 2006 (quando sua produção foi extinta), oPlayStation vendeu mais de 103 milhões de unidades2 , superado pelo seu sucessor, o PlayStation 2, com 150 milhões de unidades comercializadas. Inicialmente o Play Station (separados mesmo) seria um leitor de CD-ROM para o SNES, sendo produzido em conjunto com a Nintendo. Mas o acordo entre as empresas foi rompido. A SONY ficou furiosa com a decisão. Então Ken Kutaragi convenceu os executivos da SONY a continuar com o projeto. Foi aí que nasceu a divisão SONY COMPUTER ENTERTAINMENT, com o objetivo de implementar no mercado um novo console de videogame: o PlayStation. Mal sabia a Nintendo que nascia ali o seu maior rival no mundo do entretenimento eletrônico, que superou até mesmo a SEGA.
O PlayStation tinha como característica marcante, para o usuário, um leitor de CD-ROM, muitos jogos exclusivos como FINAL FANTASY, da produtora SQUARE (hoje SQUARE ENIX) e grande quantidade de lançamentos. Já para as produtoras, o console tinha extrema facilidade para se programar jogos novos, a SONY tinha uma política amigável e a grande capacidade de armazenamento do CD-ROM (para a época).
A CPU do PlayStation tinha apenas 32 bits, pouco frente à do Nintendo 64, que tinha 64 bits. Mas, nem por isso o console se mostrou menos "valente". O