Platão e Socrates
1. Que pretendia Sócrates com o diálogo? A dialogação conduzida por Sócrates é despertar no interlocutor a consciência de que ele não sabe o que pensava saber. Sendo incentivado por Sócrates a prosseguir no conhecimento de si mesmo, num trabalho construtivo de dar a luz idéias próprias e mais fundamentadas.
2. Em que dialética platônica é diferente do dialogo socrático? A dialética platônica caminha noutro sentido. Procura explicar a situação atual do universo e dos seres, não por meio de uma situação anterior, mais por meio de causas intemporais, que explicam sempre por que cada coisa é o que é.
3. Em que consiste o “método dos geômetras” que Platão adota? Em ter um problema, lenta uma hipótese p resolvê-la, se ela parecer satisfatório passa-se então a verificar se ela se sustenta a si mesma ou supõe a outra hipótese mais geral.
4. Que Platão entendia por idéia? Propõe que se afirme hipoteticamente a existência de “formas” ou “essências” ou “idéias” q seriam os modelos eternos das coisas sensíveis. Existindo a sim mesma, essas essências seriam incorpóreas e imutáveis.
5. Quais as etapas do conhecimento segundo Platão? Descreve na republica a escalada que leva, afinal, às idéias ou essências, através de etapas do processo de conhecimento. A cada tipo de objeto corresponde de uma forma ou de etapa de processo de conhecimento. A escalada parte do mais obscuro e instável ate a máxima clareza e a máxima segurança.
6. Que significa a reminiscência para Platão? Os sentidos aprendem objetos que são copias imperfeitas daquelas que a alma contempla, e isso permite que ela vá se lembrando das idéias, assim o conhecimento é, na verdade, reconhecimento reminiscência, retorno.
7. Que representa a filosofia de Platão, a idéia do bem? As articulações ligam determinadas essenciais, vai conquistando essências cada vez mais gerais até que por fim, completa aquele absoluto, uma superessencia, na republica Platão o denomina de bem.
8. Que