Platão e aristóteles
(Questionário)
São Luís-Ma
Janeiro 2012
I. Questões dissertativas sobre o conteúdo desenvolvido.
1. Enuncie os principais pontos de confluência e de divergência entre a Filosofia de Platão e Aristóteles.
R: Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes. Quando nós nascemos no mundo conhecidos por todos, o mundo em que vivemos denominado por Platão como mundo sensível nós já temos as idéias formuladas em nossas mentes, mas muito guardadas que para serem utilizadas é necessário “relembrar” as idéias já conhecidas através do mundo inteligível.
Já Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência. Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.
Segundo ambos os filósofos, o homem é um ser social e, portanto, às necessidades da sociedade para desenvolver e aperfeiçoar. Eles também concordam que o estado justo é aquele que busca o bem comum e não particularmente ser uma forma de república de governo mais justo. À semelhança da alma racional de Platão, também esta porção da alma aristoteleciana, a enteléquia, responsável pelo ato intelectivo propriamente dito, difere profundamente do perceptivo, uma vez que não se confunde com o corpo.
2. Quais os princípios básicos e os fins da Paidéia aristoteleciana?
R: Para Aristóteles, a alma seria portadora de uma natureza dupla, teórica e prática, o que leva a Educação (Paidéia) a buscar um duplo fim. Primeiro: “procura construir um caráter que se refletirá em atos que tendam a promover a felicidade do Estado”, e em segundo lugar, busca