Platinos
1 – Argentina
Aspectos físicos, naturais e humanos
A Argentina é um país situado no hemisfério sul. Encontra-se na periferia do Paraguai, Chile, Bolívia, Uruguai e Brasil. Possui área de 2780400 km² e, segundo a estimativa de 2011, está próximo de 40.7 milhões de habitantes, com uma densidade demográfica de 15 hab./km², tendo a maior população na área urbana.
O idioma é o espanhol, a moeda é o peso argentino, e a capital é Buenos Aires. O IDH é de 0.797, tendo uma taxa de alfabetização de 97,8% para pessoas com quinze anos ou mais.
Existem quatro grandes regiões: a cordilheira dos Andes, que faz divisa com o Chile, as planícies férteis centrais dos Pampas, como fonte agrícola do país, a planície rica em petróleo do sul da Patagônia, incluindo a “Tierra del Fuego” (Terra do Fogo) e as campinas subtropicais do norte do Gran Chaco.
Os dois principais rios são o Paraná (o maior) e o Uruguai. Os rios Paraná e Uruguai se unem para formar o estuário do Rio da Prata, antes de chegar ao Atlântico.
1. Aspectos socioeconômicos
Apesar da grave crise econômica pela qual a Argentina passou no início da década, atualmente a economia do país apresenta inflação moderada, tendo recordes no superávit comercial e recuperação dos investimentos.
A economia Argentina é baseada principalmente na agricultura e na pecuária. A produtividade da agricultura Argentina está entre as mais altas do mundo. O país é um grande produtor e exportador de cereais, sendo o seu principal produto o trigo. A exportação de produtos derivados da pecuária, como a carne de gado e a lã, é de grande importância para a economia argentina. As técnicas de refrigeração e de processamento da carne são referências positivas do setor. A indústria pesqueira, apesar de seu potencial, não é muito explorada. Merluzas e lulas são os destaques da pesca na Argentina.
A expansão da indústria argentina ocorreu a partir dos anos 90, graças