PLATELMINTOS
Platelmintos são animais do filo Platyhelminthes (do grego platy, achatado + helmins, verme), pertencente ao reino Animalia. São considerados vermes, tais como o são considerados os integrantes dos filos Nematelmintos e Anelídeos.
O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculoscirculares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto.
Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há a cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.
Esses vermes são triblásticos acelomados. Como conseqüência disso, não formam completamente alguns sistemas (respiratório digestório). Outra consequência é a sua forma achatada. Suas células têm que ficar próximas ao meio externo (para respirar) e próximo ao intestino (para obter nutrientes).
Doenças causadas por PLATELMINTOS:
Esquistossomose :
É uma doença causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos de água doce como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.
Agente causador: parasita pluricelular platelminto chamado Schistosoma mansoni.
Sintomas: o período de incubação da doença entre infecção e sintomas é de dois meses. Na fase inicial, devido o espalhamento das larvas no sangue e a divisão nos pulmões e no fígado, é ativado o sistema imunitário, causando febre, dores de cabeça, fraqueza, dor abdominal, tosse e diarreia com sangue.
Tratamento: o tratamento dessa doença pode ser feito com remédios específicos para combater o Schistossoma mansoni. O hircantone conseguiu curar a doença na maioria dos infectados.
Prevenção: educação sanitária, saneamento básico, controle da quantidade de