Platelmintos e Nematelmintos
Os platelmintos são seres de corpo achatado, daí o nome do grupo (platy = achatado helmintos = verme).
Esses animais são principalmente aquáticos, vivendo em córregos, lagos, rios e mares ou em ambientes terrestres úmidos, arrastando-se em um muco que produzem na parte ventral do corpo.
Eles possuem o tubo digestivo incompleto, ou seja, têm apenas a boca como abertura, por onde entra a comida e saem as fezes. O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca.
Os platelmintos podem ser parasitas ou de vida livre. Como parasitas, podemos citar a tênia o schitosoma mansoni. Entre as doenças mais comuns causadas por platelmintos estão a esquistossomose e a teníase.
Um exemplo de platelminto é a planária. As planárias vivem nas águas doces e nos lagos, sob as folhagens. As planárias adultas tem comprimento de 2 cm e sua boca fica no meio do corpo.
Postado por Alunos 7º ano às 13:12 Nenhum comentário:
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Orkut
Compartilhar com o Pinterest
NEMATELMINTOS
Júlia, Thomaz, Victória e Rafael – 7ºB
Disciplina: Ciências
Professora: Graciete
Os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico afinado na ponta e possuem tubo digestório completo, com boca e ânus.
Podem viver em ambientes terrestres e aquáticos e podem ser parasitas de plantas e animais, inclusive do ser humano, como a lombriga.
A diferença entre macho e fêmea é bem nítida. O macho é bem menor e sua extremidade posterior possui forma de gancho. Esses animais são envolvidos por uma fina canada protetora, lisa e resistente.
A lombriga tem 25cm e vive no intestino do ser humano alimentando-se ali de substâncias nutritivas necessárias.
A doença provocada por esse verme se chama ascaridíase e os sintomas são náuseas, vômito e emagrecimento.
No intestino humano as fêmeas