Platelmintes
Os platelmintos são vermes de corpo achatado que vivem em ambientes úmidos ou aquáticos com simetria bilateral além de não possuir tubo digestório completo, ou seja, não têm ânus, apenas boca, faringe e intestino. Alguns, ainda, nem possuem tubo digestório, vivendo como eternos parasitas e absorvendo os nutrientes através de sua pele. Entretanto, alguns não são parasitários e possuem vida livre.
Sem sistemas: Respiratório e Circulatório.
Sistema Nervoso: Formado por uma cabeça, células nervosas e sensoriais, ele é chamado de ganglionar, composto por dois gânglios nervosos ligados a cordões nervosos ventrais e longitudinais.
Espécies que são parasitas, geralmente vivem no organismo dos mamíferos, como bois e porcos, sendo uma das principais formas de acesso para o corpo do ser humano, que quando ingere essas carnes sem o cozimento ideal ou uma rigorosa assepsia, estão propensos a “engolirem” os platelmintos, que se instalam em nosso corpo.
Principais características:
Corpo achatado dorsoventralmente
Simetria Bilateral
Triblásticos
Acelomados
Protostômios
Vida livre ou Parasitas
Excreção: Células Flama (excretam amônia)
Reprodução: Tem variações conforme a espécie. Regeneração Sexuada
Doenças
Teníase
“Taenia solium” (Porco) e a “Taenia saginata” (Boi) são as causadoras da doença.
Taenia solium pode contaminar o homem através da ingestão de carne de porco crua ou mal cozida, pois alguns desses animais comem as suas próprias fezes e a de outros porcos, e assim ele se torna o hospedeiro intermediário deste verme. No intestino do bicho estarão os proglótides (segmento do corpo da tênia) ou os ovos que ele ingeriu. Os embriões deixam os seus ovos, e depois perfuram a mucosa intestinal do porco. Através do sistema circulatório, eles chegam nos músculos e no fígado do animal, e se desenvolvem as larvas, chamada de cisticercos.
Quando o homem se alimenta da carne crua ou mal passada, automaticamente ele ingere os ovos, que parecem ervilhas