Plataformista
By Bárbara Maria C. Santiago.T:45761 Professor:Cleber Antonio
Turbina de fluxo axial vs fluxo radial
Existem dois tipos de turbina de potênciapara motores automotivos e usinas de modelo industrial. O motor turbo mais comum é que utiliza turbina radial, ou centrífuga, com a força do ar alimentada através de um rotor para criar a pressão dinâmica para gerar a alta velocidade. Uma turbina de fluxo axial está equipada com rotores fixados a um eixo que ajudam a forçar o ar em uma direção axial através de um tubo. As turbinas radiais utilizam uma tecnologia muito mais antiga do que as de fluxo axial.
Conhecimento
As turbinas podem ajudar na alimentação de motores de dois e quatro tempos. As turbinas são dois mecanismos compartilhandoum único eixo. Uma turbina centrífuga ou radial caracteriza-se por possuir uma turbina à gasolina na extremidade do eixo e recebe a sua energia através do escapamento do motor. Na extremidade oposta do eixo está localizado um compressor centrífugo para pressurizar a admissão de ar do motor. Em uma turbina de fluxo axial, o eixo na extremidade oposta possui impulsores para pressurizar a admissão de ar. À medida que a pressão do ar aumenta em cada turbina, essa pressão força maior densidade de ar para o interior do cilindro, aumentando a potência. Por exemplo, o torque do motor dobra com um aumento da pressão de ar em 1,05 kgf/cm². Mas o motor também consome o dobro do combustível.
Fluxo axial
Turbinas de fluxo axial são semelhantes às turbinas à gasolina e são comuns em motores de aeronaves. O fluxo axial comprime o ar em espaços cada vez menores, utilizando uma série de rotores ou ventoinhas de compressor axial. Versões axiais são mais adequadas para as aeronaves por causa do seu grande tamanho e imenso peso. No entanto, elas são mais eficientes do que as turbinas centrífugas ou radiais. As turbinas de fluxo