Plataforma Lattes
• O que é?
A Plataforma Lattes é um sistema do CNPq que armazena currículos de pesquisadores, acadêmicos e instituições de Ciência e Tecnologia de todo Brasil. Além de ser a principal referência em processos seletivos para bolsas, cursos de mestrado, cursos de doutorados e concursos públicos, visa também fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores e instituições e servir como fonte de informações para estudos e pesquisas. Na medida em que essas informações são recorrentes e cumulativas, a Plataforma Lattes ajuda a preservar a memória da atividade de pesquisa no país.
• Um breve histórico
O sistema de currículos Lattes surgiu da necessidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de gerenciar uma base de dados sobre pesquisadores em C&T para credenciamento de orientadores no país. Leva o nome do físico paranaense César Lattes.
De 1993 a 1999, utilizou formulários em papel, um sistema em ambiente DOS (BCURR) e um sistema de currículos específico para credenciamento de orientadores (Mini Currículo). Nesse período, a Agência acumulou cerca de 40 mil registros curriculares da atividade de C&T no país. Embora esses instrumentos tenham viabilizado a operação de fomento da Agência, a natureza das informações dificultava uma plena utilização dessa base de dados em outros processos de gestão em C&T. Por exemplo, não era possível separar co-autores ou mesmo contabilizar índices de co-autoria nos currículos.
Em maio de 1999, CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) acordaram a completa compatibilização do novo currículo do CNPq com os dados de pós-graduação, sob a ótica dos indivíduos de um Programa (pesquisadores, docentes ou discentes). O encontro entre ambas as agências resultou na modificação do protótipo, que se transformou no Sistema de Currículos Lattes, lançado a 16 de agosto de 1999.
Nos dois primeiros anos de operação do Sistema de Currículos Lattes, a cobertura de