Plat O E Arist Teles
Platão (c.427-347a.C): afirmava que existem dois mundos o sensível que é em que nos encontramos e o inteligível que só pode ser alcançado pela razão e pela lógica,só o mundo inteligível é real enquanto que o sensível e transitório e ilusório.Ele explicou isso em sua teoria da caverna.Um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna, na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior, no interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali. Todos fica olhando somente para a parede e as sombras que fazem os homens que são projetadas na parede, um dia um prisioneiro se liberta e vai para saída da caverna e descobre que as sombras eram feitas por homens como eles e o mundo e a natureza.
Aristóteles (384-322a.C.):foi discípulo de Platão, mas não aceitou essa idéia de dois mundos distintos. Ele acreditava que só existia um mundo o que nos vivemos. Aristóteles usa o argumento conhecido como terceiro homem.Ele disse se o reino das formas existe uma forma perfeita do homem a partir da qual os homens da terra são moldados, essa forma , para ter qualquer essência concebível, teria de ser baseado em uma forma do homem que também teria q ser baseado em uma forma mais elevada na qual as formas das formas são baseadas e assim por diante.
Platão: ele argumentou que nossa concepção das idéias deve ser inata ainda que não estejamos conscientes disso, disse que a alma possui a razão e imortal e já habitou o mundo das idéias antes do nos nascimento.
Aristóteles: ele era um filosofo que defendia o empirismo, as idéias são adquiridas através da experiência.
Platão: a formação de Platão tinha sido firmemente baseada em matemática especialmente a geometria.
Aristóteles: talvez por seu pai ter sido medico, os interesses voltados científicos se voltaram para o que hoje chamamos de ciências biológicas.
Platão: a teoria de forma de Platão é grandiosa e relaciona- se a outro mundo, o que é refletido no