Filosofia Plat o vs Arist teles
Para Platão a educação era indispensável, começava na infância, com jogos educativos para atiçar a curiosidade, quase no fim da infância as crianças deveriam ser separadas dos pais e ir para uma escola internato, pedagogos deveriam prepará-las. Já no internato elas seriam ensinadas, observadas e testadas para sua verdadeira aptidão. Existia três tipos de classes na cidade, os guardiões, os guerreiros e os artesãos. Os guardiões chefiavam, regiam a política da sociedade, os guerreiros tinham a função de proteger a cidade, já os artesãos que era o grupo com mais pessoas por assim dizer, fazia todo o resto na sociedade, como plantar, vender, limpar, etc., daí então decidia-se para qual classe a criança teria mais vocação.
As pessoas deveriam fazer aquilo que elas tinham propensão a fazer, para evitar quaisquer tipos de erros, caso ela tivesse desempenhando a função pela qual ela não tinha aptidão. Cabia ao pedagogos, apontar qual o talento a criança tinha e aperfeiçoa-lo, ensiná-lo para futuramente desempenhá-lo na sociedade.
Platão também passava para as mães as leituras que eles, os educadores, achavam mais apropriadas paras as crianças. A educação para Platão exigia um trabalho progressivo desde a infância até os 35 anos de idade, para então formar um cidadão com sua habilidade e competência na área em que mais tinha talento.
No ponto de vista de Platão, a sociedade só será equilibrada se cada individuo for capaz de exercer a sua função sendo ensinado desde criança a como atuar na sua área de vocação, pois sem estudo a pessoa pode seguir o caminho errado. Platão dizia que a educação corrige vícios e cria virtudes.
Platão pensava de maneira ampla a relação de excelência do cidadão com seu aprendizado pedagógico, meticulosamente dividido entre as etapas da vida levando em conta uma introdução ao ensino com jogos educativos em sua primeira fase. A partir dos sete anos já inserido a grade de ensino, tendo a musica e