plasticos
Polietilenos por exemplo fazem parte da maioria dos plásticos produzidos no mundo. Possui alta resistência a umidade e a ataques químicos, mas baixa resistência mecânica. É muito empregado industrialmente para a fabricação de diferentes tipos de embalagens , recipientes ,sacos, tubos ,brinquedos e isolantes elétricos.
Devido a natureza da reação de polimerização, pode-se ter dois tipos básicos de polietileno : o de alta densidade (pead) e o de baixa densidade (pebd). Ambos possuem moléculas de cadeia longas, com cerca de 100 mil unidades estruturais respectivas e constituem materiais compactos e altamente resistente.
Polipropileno : obtido a partir do propeno , forma plásticos mais duros e resistentes ao calor do que o polietileno . Além de ser altamente moldável, sem perder sua forma a temperatura ambiente. Muito usado na fabricação de carros, recipientes de baterias elétricas, artigos moldados, boias, isolantes térmicos, tapetes e fibras.
Poliestireno: obtido a partir do etenilbenzeno , é um polímero de baixa densidade. Por ser transparente e resistente a ataques químicos é muito utilizado na produção de artigos moldados, como pratos, copos, xicaras e outros.
Poli cloreto de vinila ou PVC é obtido a partir do cloroeteno, constitui materiais duros, com boa resistência térmica e elétrica. Com eles são fabricados materiais hidráulicos e telhas. Se associado a plastificantes, torna-se mais flexível, podendo ser utilizada na fabricação de mangueiras, luvas, sapatos, fitas vedantes, pisos e etc.