Plantas
TEMA SEMANAL 14
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Imagine você é um colunista de uma revista de circulação nacional que decida escrever uma crônica argumentativa defendendo seu ponto de vista sobre a notícia reproduzida a seguir. No seu texto você deverá:
• Deixar explícito seu ponto de vista sobre o tema tratado.
• Apresentar, de forma adequada ao gênero textual exigido, argumentos que sustentem seu ponto de vista, discutindo as causas e as consequências do problema relatado.
• Apresentar uma conclusão com uma consequência lógica da tese escolhida.
Unicamp investiga bactéria resistente e admite risco para pacientes na UTI
Onze pessoas foram contaminadas pela KPC entre dezembro e março. Microrganismo causa sintomas como tosse, febre e dores no corpo.
O Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP), admitiu nesta sexta-feira (5) que 11 pacientes internados em duas unidades de terapia intensiva (UTI) foram contaminados por uma bactéria resistente a antibióticos, entre dezembro de 2012 e março deste ano. Seis deles morreram, mas segundo o HC a presença do microrganismo não foi determinante para que isso ocorresse.
A médica infectologista Maria Luiza Moretti explicou que a bactéria Klebsiella pneumoniae (KPC) é resistente ao tratamento feito com os antibióticos convencionais e pode causar pneumonia e infecções sanguíneas. Os sintomas são tosse, febre e dores no corpo.
"Ela não causa uma doença pior, quando comparada às outras formas antes identificadas. Ela foi verificada em pacientes que estavam internados há bastante tempo, gravemente enfermos e suscetíveis às infecções", explicou Maria Luiza. A médica não associa as mortes na UTI à bactéria. "Eles morreram por causa de hemorragias, descompensação cardíaca. A infecção comprometeu o quadro de evolução do paciente, mas não provocou diretamente", afirmou a professora da Faculdade de Ciências Médicas.
Maria Luiza admitiu que há chance de novos casos de contaminação, embora o mais