Plantas Medicinais
Fitoterapia Cultivo de Ervas Medicinais
Nomes:
Sumario:
-Introdução
-Erva-Cidreira
-Babosa
-Camomila
- Quebra-Pedra
-Folha de Louro
-
-Bibliografia
Introdução
Desde os primórdios da humanidade que o homem tem encontrado na natureza a sua fonte de alimentação, tratamento e cura. No decurso da nossa existência temos vindo a descobrir os mais variados beneficios curativos de certas plantas conhecidas hoje como ervas medicinais.
Quem é que nunca bebeu um chá para passar uma indisposição, ou para acalmar os nervos? Por vezes num passeio pelo campo quem não reconheceu esta ou aquela erva, boa para este ou aquele efeito?
Erva Cidreira
Melissa officinalis como é conhecida cientificamente, trata-se de uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã (Lamiaceae). O seu sabor característico, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial.
É também designada de citronela e melissa.
As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã e com a margem crenada.
Indicações: É uma planta muito utilizada na medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia. É utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante. Acredita-se que ajude a conciliar o sono.
uso dOMÉSTICO: Aromatizante em culinária (saladas de hortaliças e frutas, omelete e molhos) e no preparo de licores.Serve ainda como tempero de frutos do mar ensopados, quando em pequena quantidade.
USO MEDICINAL: tratamento de feridas, insônia, problemas nervosos , afecções gástricas, arrotos, cãibras intestinais, debilidade geral, desmaios, cefalalgias, dores nos olhos, epilepsia, artralgia, gastralgia, odontalgias, tenesmo, diarréia de sangue, hipocondria, histerismo, icterícia, má circulação sangüínea, palpitação do coração,