Plantas Medicinais
Podemos chamar de plantas medicinais aquelas que possuem características que ajudam no tratamento de doenças ou que melhorem as condições de saúde das pessoas.
Algumas plantas medicinais:
Açafrão
Planta medicinal, indicada como adjuvante contra certos tipos de câncer ou contra o envelhecimento precoce.
Abacaxi
Planta medicinal utilizada contra a celulite, geralmente apresentada em forma de cápsulas.
Aroeira (aroeira-da-praia)
Planta medicinal com efeito anti-inflamatório, cicatrizante e antimicrobiano. Utilizada principalmente em casos de candidíase.
Beterraba
Planta medicinal (legume) utilizada contra a hipertensão ou em atletas de resistência para aumentar o desempenho.
Cacau
Planta medicinal com efeito estimulante sobre o sistema nervoso, útil para tratar uma depressão leve e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Almecegueira
Planta medicinal antioxidante que promove proteção contra os raios solares nocivos (UVB), agindo como protetor solar.
As plantas medicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento das doenças podendo levar até mesmo a sua cura. Elas são utilizadas sob a forma de chás ou infusões que devem ser ingeridos diariamente, enquanto durar o tratamento mas é preciso ter cuidado ao consumi-las pois algumas são tóxicas e potencialmente abortivas, como é o caso de alguns tipos de babosa, por exemplo.
A maior concentração de plantas medicinais encontra-se na Amazônia devido ao clima típico da região, mas a maioria delas podem ser encontradas nas lojas de produtos naturais e nas farmácias de manipulação.
Para que servem as plantas medicinais
As plantas medicinais servem para complementar o tratamento de diversas doenças mas não devem ser utilizadas sem o conhecimento do médico pois podem ocasionar alguma interação medicamentosa e interferir no processo de cura da doença.
Plantas Medicinais e suas utilidades